A função deste Blog?

Contrarrestar a mídia globalizada, difundindo o fato para lugares onde não chega essa informação de forma convencional, mostrando um ponto de vista critico e apegado à verdade dos fatos e da realidade vivida pelas pessoas que os protagonizam. De essa forma expor ás pessoas aos acontecimentos e além de noticiar o fato, criar uma reflexão critica e um aprendizado.
Declaro uma guerra direta e aberta ao Alienado e ao Facilista...

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Uma democracia de Oligarquias

79% da escola Altamira apóia o paro após a aprovação da lei no congresso

Enquanto varias assembléias extraordinárias de alunos aconteciam, no mesmo tempo a lei era aprovada no congresso. Após um referendo na escola foi aprovado por 79% dos alunos um paro indefinido para intensificar as mobilizações contra a lei. No caso do paro não ser aprovado pela direção, 74% dos alunos apoiavam a decisão de ocupar a escola e intensificar assim o apoio as mobilizações.
A direção da escola finalmente percebeu que no tema da educação, nos, os alunos somos tudo menos minoria e menos ainda um grupo marginalizado e aprovou a decisão dos alunos e hoje a escola Altamira não teve aula.
Desafortunadamente no atual sistema de estado que o governo chileno segue, todo o movimento estudantil é mais um grupo marginalizado e criminalizado. Nem é minoria, pois não é nem sequer reconhecido como tal.
18 de junho marcharam mais de 10 mil professores e estudantes contra a lei na cidade de Valparaiso. Ao mesmo tempo varias marchas em Santiago eram reprimidas como de costume, mas desta vez foram feitas varias barricadas fechando ruas e avenidas criando pontos de verdadeiro conflito com a policia.... poucos amigos estavam em liberdade ontem após a marcha.
Foram ocupados as sedes do partido socialista (PS), pelos mesmos membros da Juventude Socialista que discordavam com o próprio partido, já que este era a favor da aprovação da lei. O mesmo aconteceu na sede do partido radical (PR) e a tentativa de ocupar a sede do partido de ultra direita [que o nome não os engane] União pela Democracia Independente (UDI).

NO CHILE O ALUNO NÃO FAZ PARTE DA DEMOCRACIA


A ocupação é o único meio que os estudantes têm para divulgar as suas necessidades ou exigências. Há escolas que estão tomadas que o teto esta literalmente caindo em cima deles e as câmeras só mostram a resistência dos alunos para não serem levados presos e não o teto caindo nem as demandas deles.
A única maneira que os estudantes socialistas tem que o próprio partido que eles militam escutem eles é ocupando a sua sede. Assim acontece com todo relacionado com a educação. Para que o estado escute o movimento estudantil é necessário que a escola seja ocupada, é necessário gerar desconforto. 64 escolas estão ocupadas e 53 estão em paro.

A escola Altamira caminha para uma possivel ocupação, hoje (20 de julho) ocorreu finalmente o primeiro “paro” onde as aulas normais foram substituídas por assembléias e criação de comissões para fortalecer e intensificar a participação da escola no “cordão” (um tipo de assembléia coordenadora, existe geralmente 1 por bairro) que semana passada ocupou a subprefeitura do bairro. video da ocupação: ( http://www.youtube.com/watch?v=dv1It0VbCts )
Os alunos exigimos um paro indefinido, mas a direção não apoiou a indefinição do paro e finalmente convocou uma assembléia amanha (sábado) para discutir e negociar o paro. Para muitos, o paro de hoje foi aprovado por causa da pressão dos mesmos alunos que no caso de não aprovado, a escola seria ocupada.

As vozes do mundo chagam pouco a pouco, a Universidade Nacional Autônoma de México, emblemática universidade na América latina em questão de mobilizações enviou um comunicado onde se dizem orgulhosos das mobilizações no Chile, enfatizando que o problema da educação supera fronteiras.
Agradeço também a todas as pessoas que tem apoiado este projeto do blog.

Saudações e saudades
Critilo²

Nenhum comentário: