A função deste Blog?

Contrarrestar a mídia globalizada, difundindo o fato para lugares onde não chega essa informação de forma convencional, mostrando um ponto de vista critico e apegado à verdade dos fatos e da realidade vivida pelas pessoas que os protagonizam. De essa forma expor ás pessoas aos acontecimentos e além de noticiar o fato, criar uma reflexão critica e um aprendizado.
Declaro uma guerra direta e aberta ao Alienado e ao Facilista...

domingo, 8 de junho de 2008

6 Tiros de Advertência





“Anistia internacional expressa sua indignação devido aos testemunhos televisivos e denuncias que mostram funcionários de ‘Carabineros de Chile’, membros da 2da comissária de Santiago, que dispararam suas armas de fogo no mínimo em 6 oportunidades para controlar e amedrontar aos manifestantes de um dos pontos mais conflitivos na mobilização de estudantes e professores realizada no dia 5 de junho”.

Com essa nota, Anistia Internacional, uma organização internacional que luta pelos direitos humanos no mundo todo, denunciou a repressão desmedida dos ‘Carabineros’ (a policia chilena) nas marchas e manifestações feitas pelos estudantes. A gota d’agua foi dia 5 de junho, após a situação estar oficialmente controlada, policiais dispararam para o ar com a desculpa de dispersar os manifestantes, que claramente se vê no vídeo, fugiam rapidamente da policia.
Numa reportagem da TV local (assista vc mesmo: http://www.chilevision.cl/home/index.php?option=com_content&task=view&id=101038&Itemid=180 ), as imagens captadas por uma câmera de segurança mostra os estudantes fugindo e logo depois os policiais atirando. Após isso mostram um professor que foi agredido por policiais (um companheiro meu que também foi detido foi testemunha da agressão ao professor), e após denunciar pela TV a agressão, é novamente preso pela policia. (cadê a liberdade de expressão??)



A.I. pediu que a direção dos carabineros e o poder executivo tomasse 3 medidas importantes:
1- Uma rápida investigação nos recentes atos de repressão desmedida principalmente por parte da tropa de choque e do Grupo de Operações Especiais, o GOPE, (qualquer semelhança ao BOPE carioca não é simples coincidência).
2- Que os carabineros façam treinamento especial para a defesa dos direitos humanos, como estipula a ONU no “Código de Conduta para funcionários encarregados do cumplimento da lei”.
3- A direção geral de carabineros “Evite emprego de força nas acuações policiais durante reuniões ilícitas, mas pacíficas (a maioria dos protestos feitos pelos estudantes no centro de Santiago não são autorizados pela sub-prefeitura, portanto os policiais tem a autorização de reprimir qualquer manifestação, coisa que atenta a liberdade de reunião), e para dispersar reuniões violentas empregar medidas de dispersão que impliquem o menor grau de força possível”.

A ação de um punhado de pessoas, foi a justificação usada para adotar medidas cada vez mais represivas e restritivas contra um movimento que a grande maioria se manifesta de forma pacifica e condena esse tipo de violência. Por exemplo: As desocupações das escolas ocupadas pelos alunos, usualmente feitas na madrugada, sem prévio aviso para quem quiser sair sem resistir tenha a oportunidade, são usadas balas de borracha, bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo em concentrações muito fortes (na tentativa de desocupação da universidade do Chile houve vários alunos que desmaiaram devido ao Gás).

Tinha a intenção de neste 2do post do Blog expor as exigências e tentar traçar um perfil do movimento estudantil, mas a crescente repressão da policia desviou o tema, mas prometo publicar diferentes petições e meios de mobilização que se estão realizando assim que o estudo deixar, pois como dizia um grafiti em frente ao Instituto nacional (9na vez que esta ocupado):
“lutar para estudar, estudar para lutar!”


Nota completa da Anistia Internacional: http://www.amnistia.cl/index_noticias.shtml?sh_itm=2a66f811d3ad263510a71a682af783c0
Reportagem da TV mostrando os policiais atirando:
http://www.chilevision.cl/home/index.php?option=com_content&task=view&id=101038&Itemid=180

Saudações e saudades
Critilo²

Um comentário:

Chris Grace disse...

Esse tipo de manifestação é absolutamente legítima! Aqui do Brasil penso um pouco no arrefecimento do movimento estudantil. Acredito que é só um momento...
Ver as imagens da manifestação aí no Chile ratificam minha escolha pela educação! FORÇA sempre à vcs estudantes chilenos!