A função deste Blog?

Contrarrestar a mídia globalizada, difundindo o fato para lugares onde não chega essa informação de forma convencional, mostrando um ponto de vista critico e apegado à verdade dos fatos e da realidade vivida pelas pessoas que os protagonizam. De essa forma expor ás pessoas aos acontecimentos e além de noticiar o fato, criar uma reflexão critica e um aprendizado.
Declaro uma guerra direta e aberta ao Alienado e ao Facilista...

sábado, 12 de julho de 2008

Marchando contra uma Lei

(panfleto da marcha)

Na semana de “Calma”, contatos com 8 organizações sociais e sindicatos (como a CUT, o colégio de professores, o de transporte e de saúde) foi combinada uma paralisação e 4 marchas que chegariam até a Praça Itália. Mas a Intendência de Santiago desrespeitou a constituição chilena (art.19 §13) “ O direito à reunião pacifica e desarmada sem aviso prévio nas praças, ruas e demais lugares de uso publico” e negou tanto as 4 marchas quanto a concentração na Praça Itália. Ao chegar as 10 da manha na Praça Itália havia ao redor de 200 estudantes que aguardavam á chegada das demais instituições. Cerca de 1 hora depois chegaram e a marcha começou liderada pelos professores, mas não durou mais de meio quarteirão pois um jato d’água da policia que molhou os que estavam na frente ‘abriu’ o inicio da repressão à marcha, ônibus cheios de policiais chegavam, mais de 20 blindados lançando gás 5 carros lança-água e mais de 20 cavalos investindo nos manifestantes. Após aproximadamente 30 minutos de caos e de tentativa de continuar a marcha independente do operativo de guerra montado pelas forças especiais se decidiu fazer o reencontro na avenida Alameda a uns 5 quarteirões do palácio presidencial. Desliguei-me da massa para passar despercebido pelos vários blindados que circulavam e dos pontos de controle da policia nos pontos de acesso a avenida.

(ponto de controle em frente a Mc Donald´s)Quando finalmente cheguei me deparei com 6 mil pessoas na avenida cercadas por cavalos, barreiras de contensão, com a tropa especial com seus escudos e cassetetes e finalmente os lança água com seus canhões mirando na manifestação. No total 20 mil soldados de forças especiais reprimiriam a manifestação. Uma verdadeira emboscada tinha sido planejada.

(barreira de contensao e soldados do GOPE)

(forças especiais ameaçam fotografo com granada de gás) Após o final do discurso do presidente da CUT e do colégio de professores se leu uma carta da Assembléia de estudantes, que foi encerrada pelo recomeço da repressão. Vários jatos d’água carregados com químicos que tem o efeito similar ao gás lacrimogêneo, mas mais potente, banhavam a multidão que corria procurando uma brecha nas barreiras montadas pela policia. Finalmente as barreiras foram derrubadas e a multidão se esparziu pelas ruas laterais, fazendo barricadas e pequenas emboscadas com “Pingüins” jogando bombas de pintura nos blindados.

(um pouco da multidão reunida na av. Alameda)

(Bomba de pintura estourada no chão e o onibus do gope chegando...)

Eu, que não sou partidário dessa violência, que só deslegitimiza o movimento e o faz perder seriedade e credibilidade, decidi que era momento de voltar para a casa. Mas a cavalaria da policia estava esforçada a barrar a passagem para o metrô. Então tive que procurar outra estação. Para chegar até ela tinha que caminhar uns 7 quarteirões, mas a avenida principal estava cheia de policiais. Tinha que ser por uma rua paralela, na esquina, apareceu um lança água que me molhou a cabeça, tive que me ‘refugiar’ numa entrada do metro dos jatos d’água enquanto outros do meu lado jogavam as bombas de pintura, de longe vi que a cavalaria estava avançando. Nesse ponto corri para a rua paralela enquanto 15 soldados de forças especiais desceram dum ônibus blindado, 10 deles foram para a entrada do metro, mas 5 deles começaram a perseguir os que entravam na rua paralela. Correndo, com os olhos se fechando pelo ardor, 4 quarteirões depois, os policias paravam a perseguição após prender um dos pingüins que tinham caído. Finalmente cheguei ao metro. Somente horas depois os efeitos do gás e d’água jogada pela policia paravam de fazer efeito. No total foram presas mais de 154 pessoas, 700 granadas de gás lacrimogêneo foram lançadas e 2 fotógrafos foram feridos. Cada dia percebo mais o preço que a juventude latino americana tem que pagar a custa do lucro e do beneficio de poucos. “America latina está plantada pelos ossos e sangue dos nossos jovens” diz uma canção que de vez em quando escuto por ai.

2 comentários:

Anônimo disse...

E depois reclamam quando matam algum paco nas poblas...
Muito legal teu blog!

Anônimo disse...

Também gostei muito de teu blog. Achei super interessante outras pessoas que não fazem nenhum sentido á isso se conscientizarem sobre este assunto, pois á qualquer momento, pode acontecer! Vamos ser revolucionários!!!!!